À medida que os dias transcorrem, a futura mãe começa a sentir pequenas perturbações e mudanças no corpo. Uma das mudanças iniciais e mais sintomáticas é o desaparecimento da menstruação. Quando a mulher apresenta atraso no aparecimento das regras, há sempre a possibilidade de gravidez. Em algumas ocasiões, entretanto, durante a gestação se produzem pequenas perdas de sangue. Há estados patológicos que podem provocar também suspensão das regras, como tuberculose, anomalias da tireóide etc.
A mulher, sobretudo na primeira gravidez, pode apresentar vômitos e náuseas. Tais sensações aparecem, em geral, duas semanas depois da concepção e podem agravar-se durante o primeiro mês, para depois diminuírem progressivamente e desapareceram no terceiro mês. Quanto às alterações emocionais e psíquicas, é comum que a futura mãe se torne mais emotiva, com sinais de irritabilidade e mesmo depressão. Em outros casos, pode demonstrar uma alegria suave e uma permanente sensação de felicidade.
Durante a gestação ocorrem também algumas modificações morfológicas: as mamas tornam-se maiores e mais pesada, pois aumenta a provisão de sangue, e os vasos sangüíneos tornam-se visíveis através da pele. A aréola pigmenta-se fortemente e o mamilo torna-se mais resistente e desenvolvido. Em torno dele crescem grânulos elevados, que atuam como glândulas mamárias acessórias.
Durante a gravidez, costuma-se observar também a secreção de uma pequena quantidade de líquido opalescente , o colostro. Trata-se de um líquido produzido no final da gravidez e o começo da lactação, rico em aminoácidos, proteína essencial ao crescimento, que contém ainda anticorpos que asseguram imunidade contra algumas infecções. Dentro de 4 a 5 dias o colostro transforma-se em leite de transição. O leite maduro começa a fluir cerca de 10 dias após o parto.
Desde o começo da gravidez, pode acentuar-se a pigmentação na linha reta que se estende do umbigo até a parte inferior do abdômen, no rosto, nas mãos e em outras partes do corpo. Esse fenômeno é temporário e desaparece espontaneamente depois do parto. em alguns casos, observa-se a aparição de estrias, linhas rosadas que surgem quando o ventre está muito distendido e que tendem a tornar-se brancas após o parto. no terceiro ou quarto mês de gravidez, o aumento de volume do abdômen torna-se notável, embora não constitua por si só sinal seguro de gravidez, pois uma formação tumoral, por exemplo, pode produzir sintomas semelhantes. Os movimentos fetais passam a ser percebidos a partir da 16ª semana de gestação.